Oito Detestáveis

Os 8 Odiados, novo filme de Quentin Tarantino, se passa de seis a oito anos depois do fim da Guerra Civil. A trama acompanha uma diligência qua cruza as invernais paisagens do Wyoming levando John Ruth e sua fugitiva Daisy Domergue para Red Rock. No caminho eles encontram dois estranhos Major Marquis Warren , um ex-soldado transformado em caçador de recompensas, e Chris Mannix , um renegado do sul que diz ser o novo xerife da cidade. Depois de se perder em uma tempestade, o grupo busca abrigo no Armazém da Minnie, uma parada de diligência nas montanhas. Lá, no lugar da proprietária, eles encontram mais estranhos: Bob, encarregado de cuidar do armazém enquanto ela visita a mãe, Oswaldo Mobray, o vaqueiro Joe Gage , e o General Confederado Sanford Smithers.

Esse é o enredo tirado da internete. Se não me preocupei em fazer eu mesmo meu resumo da história, é porque esse enredo é mero pretexto para que Tarantino dê vazão ao que faz de melhor: Esconder por baixo de uma aura de violência a tensão crescente de seus filmes, expressa por meio de tomadas com cenários amplos e inóspitos entremeadas com ambientes opressivos. Como sempre, o roteiro de The Hateful Eight é pura literatura, com seus diálogos cortantes, seus personagens profundos e imprevisíveis.

Embora tire seus personagens dos clássicos anti-heróis dos filmes de western, inclusive com seus códigos de conduta muito peculiares, Tarantino se utiliza de uma fórmula diferente para desenvolver sua obra: o suspense de casa fechada, por assim dizer.

Ao observarmos acuradamente, percebemos que a violência está sempre lá, comprimindo o peito daqueles que estiveram em lados diferentes de uma guerra engendrada por motivos políticos e econômicos, ideologicamente insuflada por questões raciais que parecem cada dia mais longe de se resolverem.

Mais difícil de imaginar é a possibilidade de cooperação entre esses antigos inimigos em busca de algo que transcenda  essa guerra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s