Peças de Quebra Cabeças 2

Continuando a série de resenhas do livro que lanço sábado, cinco de março, em Afogados da Ingazeira, segue a do escritor Wagner Marques, cujo primeiro livro de contos sai ainda no primeiro semestre desse ano:

AMÂNCIO E SEU “QUEBRA CABEÇAS”

Nunca havia lido nada do escritor-amigo Amâncio Siqueira (Nascido em Afogados da Ingazeira, reside em Garanhuns). Sequer cheguei a apreciar seu livro de estreia. No entanto, acabo de ler o seu “Quebra Cabeças” (novela), recém lançado. Fiquei pra lá de satisfeito e convencido. Na narrativa, o Amâncio não só externa sua paixão pela Literatura bem como, nos aspectos formais, mostra rigor em sua prosa, apresentando esmero na construção da linguagem e das vozes das personagens, sendo cuidadoso para não cair no trivial, dando um “drible da vaca”, portanto, numa escrita menor.

 

Quanto ao enredo, “Quebra Cabeças” apresenta como temática central a perda quase total da memória do protagonista Anselmo, que – após ser vítima de acidente e ter passado certo período se recuperando em um hospital (acorda no ano 2053) – retorna a seu lar/biblioteca onde vai travar luta contra a perda da memória para reconstituir diversos episódios de sua vida, através de alguns livros que compuseram sua formação existencial e humana. Claro que não irei entrar na senda dos pormenores.

Pois bem, dito isto, seria injusto encerrar minha impressão de leitura do “Quebra Cabeças em poucas linhas. Isso porque o livro, apesar de apresentar um texto relativamente curto, está inundado de abordagens literárias, psíquicas, filosóficas e existenciais. Enfim, acredito que com esse livro o Amâncio se credencia como voz promissora de uma respeitável obra literária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s