Entre os dedos

Em Isso que Escorre (u-Carboreto, 2016, 96 páginas) Wagner Marques, estreante autor garanhuense, mostra inventividade em quinze contos curtos, com temática variada, embora tragam em si um tema maior que os une: a dor que cerca as vidas que escorrem entre dedos incertos. A notícia policial deixa de ser algo impessoal, adentra o mundo do leitor, faz as tripas revirarem, parafusam no juízo.

Inventividade levada ao máximo em O Saco. O conto Coisa de Deus poderia incorrer em algo que não gosto em Eça de Queiroz: o moralismo do pecado feminino sempre punido, disfarçado no realismo da narrativa. O título, contudo, e os questionamentos suscitados, levaram minha leitura por outro caminho. É de se destacar, ao lado da inventividade, a liberdade criativa do autor. Em nenhum dos contos usa a si mesmo como personagem, ou deixa entrever suas opiniões, inclusive em muitos momentos ouvindo – e calando diante de – perguntas iconoclásticas de seus personagens. Mesmo o conto que traz a frase que dá título ao livro, A Marca Intensa, que poderia facilmente descambar para um panfleto contra o aborto, torna-se uma problematização a respeito do desgaste das relações, escorrendo junto dos grãos de areia da ampulheta.

Não há tentativas de poesia gratuita. Os poucos trechos poéticos são bem selecionados e postos em pontos certos, auxiliando na fluidez da narrativa, escorrendo junto com a violência relatada, sem buscar o paliativo.

Particularmente, não gostei do uso de colchetes. Na maioria dos casos, creio que as falas e pensamentos dentro do próprio parágrafo funcionariam melhor. Um pouco mais de estudo do discurso indireto livre poderá fazer os escritos de Wagner Marques ainda mais interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s