E o resto fica escondido

Juan de Vere é muito mais que um personagem narrador em Así Empieza lo Malo, embora só consigamos perceber seu verdadeiro interesse em contar a história do casal Eduardo Muriel e Beatriz com a narrativa bastante avançada. E esse destaque não se dá apenas pela relação do seu sobrenome com a verdadeira identidade de Shakespeare, aventada por um dos orgulhosos frequentadores da casa do cineasta caolho que lhe dá seu primeiro emprego, como seu secretário particular, que o marcará para sempre. É inclusive um verso de Shakespeare que inspira o título do romance.
Na Espanha pós-franquista, numa incipiente democracia sustentada por uma lei de Anistia que leva a todos a buscar o perdão e o esquecimento, há um fato no passado do casal que jamais pôde ser perdoado por Muriel, fazendo com que a vida de ambos seja o espelho de uma sociedade na qual a influência da igreja católica impede os casais de buscarem novos rumos, diante da falta de uma lei de divórcio há muito esperada.
Depois de quase um século de guerras civis e ditaduras, os cidadãos buscam na liberalidade sexual uma atuação social que a política desacreditada já não inspira. Muriel então incumbe a Juan a tarefa de introduzir o médico Van Vechten, amigo da família e pediatra dos quatro filhos, inclusive daquele que morreu na infância, nesse novo mundo de sexo e drogas, embora sua verdadeira incumbência seja descobrir a verdade sobre seu passado obscuro durante o regime de Franco.

O autor faz engenhosamente essa ponte entre as épocas, traçando um retrato em perspectiva do século espanhol.
Com personagens marcantes e uma excelente história, o que mais me chamou atenção foi o estilo de Javier Marías, cheio de digressões e rodeios, de reflexões que fogem do foco narrativo constantemente, lembrando outro narrador ibérico que é cadeira cativa em minhas leituras: Saramago.
Foi o primeiro Marías que li, mas não será o único.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s